ECONOMIA DA CULTURA


Mostra como funciona a cadeia produtiva das produções culturais no Brasil. Primeira parte do programa sobre Economia da Cultura, gravado no auditório do CCBNB -- Fortaleza, em 30/03/2004. Duração: 51 minutos. 

O tema A Economia da Cultura como fator de desenvolvimento econômico, abordando como funciona a cadeia produtiva das produções culturais no Brasil e como a indústria cultural pode vir a participar ativamente da formação do PIB brasileiro, é apresentado por Luiz Carlos Prestes Filho, formado pelo Instituto de cinema de Moscou, professor da Faculdade Cândido Mendes (RJ) e coordenador do núcleo de estudo de economia da cultura, na incubadora cultura Gênesis da PUC (RJ). 

Em torno deste tema, é discutida a importância de políticas públicas para o setor cultural e da realização de estudos sobre a produção cultural brasileira, para que o país possa ter controle sobre a exportação da sua produção artística e intelectual. Apresentador: Luiz Carlos Prestes Filho - formado pelo Instituto de cinema de Moscou, professor da Faculdade Cândido Mendes (RJ) e coordenador do núcleo de estudo de economia da cultura, na incubadora cultura Gênesis da PUC (RJ). 

Debatedores: Cláudia Leitão - Secretária de Cultura do Ceará, Paulo Linhares - Jornalista e publicitário. Mediador: Kamila Fernandes - jornalista, correspondente da Folha de São Paulo no Ceará.